Scroll Top

Saúde

10 motivos para comer batata-doce

O famoso tubérculo já conquistou o cardápio das blogueiras fitness e também de quem deseja manter o peso em dia e ter pique de sobra para malhar.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO NOSSO CANAL ➜ https://goo.gl/zajniC

Mas qual é o segredo por trás da batata-doce?

Considerada o carboidrato ideal para atletas, ela supera os outros tubérculos em vários nutrientes: “Possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa”, informa a nutricionista Lara Natacci, da Dietnet Assessoria Nutricional, em São Paulo.

Acha pouco?

Conheça os benefícios que a batata-doce oferece e inclua já esse aliado no seu cardápio:

1. Protege contra doenças
Rica em vitamina B6, ela diminui os níveis de homocisteína no sangue, uma substância fator de risco para o coração.

2. Garante resistência
A cor laranja não é à toa! Ela é rica em vitamina C. Por isso, protege o seu sistema imunológico. E mais: o tubérculo também ajuda a acelerar a cicatrização de feridas e melhora a aparência da sua pele.

3. Deixa os ossos mais fortes
Em 100g de batata-doce, você encontra 33 mg de cálcio. Além disso, o alimento contém boas doses de vitamina D, um nutriente que participa da manutenção dos músculos e da saúde dos ossos e do coração.

4. Dá energia
Seu consumo é recomendado principalmente no pré-treino. “Fonte de amido resistente – um tipo de carboidrato de médio índice glicêmico -, a batata-doce libera energia aos poucos no organismo, garantindo combustível do começo ao fim do exercício”, explica o nutriendocrinologista Romualdo Lima, do Rio de Janeiro. A liberação lenta de açúcar no sangue também ajuda a manter os níveis de glicogênio, o combustível dos músculos.

5. Diminui o stress
Por se uma boa fonte de magnésio, a batata-doce pode ajudá-lo a relaxar e, consequentemente, diminuir o stress. Oba!

6. Protege os rins
Este tubérculo contém potássio, substância responsável por controlar a pressão arterial, reduzir o inchaço e controlar a atividade de seus rins.

7. Emagrece
Ao contrário dos carboidratos refinados, como pão branco, massas, doces e outras guloseimas, a batata-doce fornece energia de modo equilibrado e evita os picos de insulina no sangue, que, em excesso, estimula o organismo a estocar gordura.

8. Combate o envelhecimento
A espécie com polpa cor laranja ainda tem betacaroteno, e a variedade roxa, antocianina e vitaminas C e E. “Essas substâncias antioxidantes ajudam a combater os radicais livres produzidos em excesso durante o exercício e, com isso, protegem contra o envelhecimento precoce das células e da pele”, explica a nutricionista Claudia Talan Marin, de São Paulo.

9. Previne contra o câncer
O tubérculo também contém antocianina (disponível na variedade roxa), substância anti-inflamatória que ajuda a prevenir câncer, além de combater o envelhecimento precoce das células em geral.

10. Aumenta as defesas
Estudos realizados com o tubérculo revelam que ele possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, substâncias ótimas para proteger o organismo.

batata-doce

Inscreva-se aqui Receba artigos e dicas imperdíveis

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.