Home / Casa / 10 dicas úteis de como usar papel alumínio em casa

10 dicas úteis de como usar papel alumínio em casa

10 dicas úteis de como usar papel alumínio em casa

1 Afie tesoura e faca. Sabe aquela tesoura cega que você já deu como perdida ou esqueceu no fundo da gaveta? Recupere-a usando papel alumínio! É simples: pegue esse papel, amasse-o e corte-o com a tesoura cega. Faça esse processo 10 vezes seguidas. Depois de um tempo, você até irá precisar tomar cuidado para não se cortar (porque a tesoura vai estar supera fiada!).

Leia também:

2 Economize energia na hora de passar roupa. Você se cansa passando roupas? Na próxima vez, cubra a mesa de passar roupa com papel alumínio, deixando a parte brilhante do papel para cima. Por cima do papel, coloque uma cobertura: pode ser um lençol, por exemplo. Aí basta passar: o legal é que o alumínio irá refletir o calor e você só precisará passar a roupa de um lado (porque o outro já estará lisinho).

3 Deixe brilhando aquela panela suja. Tire sujeiras difíceis, esfregando pedaços de papel alumínio nas panelas.

4 O papel alumínio também é um amigo da dona de casa para evitar a sujeira. Quer uma dica? Forre o fogão com ele e, quando fizer uma fritura, por exemplo, será muito mais fácil limpá-lo (ou simplesmente substituir o papel).

5 Acabe com o mau-cheiro da geladeira. Sabe quando a geladeira fica com aquele cheiro desagradável de alho? Basta cobri-lo (ou outros alimentos) com filme plástico e, em seguida, com papel alumínio. Além de evitar o cheiro, o processo mantém a umidade do alimento.

6 Por falar em embrulhar alimentos, talvez você tenha uma dúvida muito comum: qual lado do papel alumínio deve ficar em contato com o alimento que irá ser assado? O melhor é o brilhante, que é o mais liso e evita que a carne grude no papel.

7 Frutas embrulhadas são conservadas por mais tempo fora da geladeira. Então, cortou uma maçã e não quer deixá-la na geladeira? Embrulhe-a com papel alumínio e ela será conservada por mais tempo.

8 Use o alumínio para confeitar. Com o papel, faça um cone multiuso. Moldável e impermeável, ele não irá sujar suas mãos e irá quebra o galho na hora de preparar doces, por exemplo.

9 Aposente o veda-rosca. Se a porca ou o parafuso não estiverem encaixando durante uma construção, enrole-os com papel alumínio. Esse papel fará a pressão exigida para que ele fique preso.

10 Acabe com as goteiras. A dica é simples: use o papel alumínio para cobrir forros com goteira. Como ele é impermeável, nenhuma água irá invadir lugares indesejados.

DICA ESPECIAL PRA FACILITAR SUA VIDA NO USO DO PAPEL ALUMÍNIO

Confira utilidades essenciais para o consumo do papel alumínio

1. Manter o pão quente – Para segurar o calor do pão quentinho basta forrar a fôrma com papel alumínio. Dica: se não quiser que o papel apareça, faça uma camada acima com guardanapos de papel.

2. Proteger maçanetas e dobradiças de respingos – Na hora de pintar portas, uma boa pedida é cobrir as maçanetas e dobradiças com papel alumínio para evitar que percam o brilho.

3. Mover móveis pesados com facilidade – Basta colocar pedaços de papel alumínio embaixo dos pés do móvel e arrastá-lo. O papel alumínio, além de não arranhar o piso, promove um fácil deslizamento.

4. Corrigir compartimentos de pilha – Muitas vezes os compartimentos ficam com a mola torta, impedindo que a pilha funcione. Para resolver este problema basta encaixar um pedacinho de papel alumínio na folga existente, pois ele ajudará a pilha a ficar mais firme, sem atrapalhar sua condução de energia.

5. Estender a duração do sabão – Os sabões envoltos em papel alumínio duram mais, porque ele afasta a umidade que promoveria o desgaste.

6. Passar as roupas mais rápido – Colocar algumas folhas sob a cobertura da tábua de passar faz com que haja a retenção do calor do ferro também na tábua, tornando o processo mais ágil.

7. Proteger os óculos de tintura de cabelo – Para evitar que o objeto manche basta envolver a armação com papel alumínio.

8. Passar tecidos delicados – Tecidos como seda, lã ou viscose ficam enrugados muito facilmente. Para não ter que contar com um serviço profissional somente para mantê-los lisos, coloque uma folha de papel alumínio em cima da peça de roupa na hora de passar, assim o calor necessário para deixar a roupa lisa será transmitido sem danificar o tecido.

9. Desfazer grânulos de açúcar mascavo – A receita para fazer o açúcar mascavo ficar com grânulos finos é simples: preaqueça o forno a 300ºC, forre uma assadeira com papel alumínio, espalhe o açúcar mascavo por cima e leve ao forno por cerca de 5 minutos. Voilá!

10. Confeitar um bolo – Os sacos de confeiteiro podem ser substituídos por folhas de papel alumínio enroladas em forma de cone, com a parte inferior aberta e a superior presa. Portanto, não há mais desculpas para não fazer coberturas com belíssimos desenhos!

Recomendo:  Amaciante de roupas caseiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*